O Corselete


Para tentar certificar a origem do primeiro corset teríamos em mãos uma missão quase impossível de ser realizada. Há registros de peças semelhantes aos corsets na Grécia antiga e principalmente na civilização cretense, bem como em outras culturas antigas. O fato é que o espartilho veio de uma origem incerta, com um propósito claro: Modelar e construir uma silhueta. Mas como surgiu na Moda os primeiros daqueles que hoje vieram a ser o corset que você pode ter em mãos?!
No começo, e aqui falamos de século XV e XVI os ancestrais do espartilho surgiram com algo que era quase uma armadura, muito rígida, feita de diversas camadas de tecidos grossos reforçadas com cordas, crinas de cavalo, ossos e chifres, tinham uma forma cônica e elevava a altivez das mulheres, eram destinados aos nobres, que deviam destarcar-se do restante da sociedade, tais peças de maneira alguma apresentavam ergonomia ou conforto fisiológico. Na língua inglesa, eram chamados de “Stays” ou “Bodices” ou até outras nomenclaturas. Estes “corsets” eram feitos somente para as mulheres mais abastadas da sociedade, somente a elas era permitido se fazer o uso dessa peça, exclusiva à nobreza.
Fato curioso: Os Bodices ou Stays eram produzidos em associações de artesãos, (essas associações eram o que restou do antigo sistema da GUILDA medieval), e as peças eram feitas APENAS por homens, a tradição não permitia que mulheres trabalhassem na “guilda”. Reflexo da sociedade machista e do forte patriarcalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário